Maria Neves

 

  

Natural de Tubarão/SC, Maria Neves nasceu em 1925 e não muito diferente de tantas outras modistas, estilistas e criadores – tendo mãe e tias que conheciam os meandros das linhas e agulhas – começou no oficio ainda menina costurando roupas para suas bonecas. A carreira de Maria Neves teve seu início com a criação de peças infantis para suas próprias filhas que, desfilando as criações maternas, chamavam a atenção de outras tantas mães preocupadas com a apresentação de suas filhas, reflexos delas mesmas, na sociedade.

Sem uma formação na área de moda, dona Maria rascunhava croquis e explicava suas ideias para que as clientes entendessem. Seu processo criativo estava pautado nas experiências anteriores, nas revistas de moda e nos gostos individuais de sua clientela.

Com o passar dos anos, seu nome foi ganhando destaque, ampliando a circulação de suas criações para cidades como Laguna, Orleans, Criciúma, Florianópolis, entre outras. O status de modista aumenta, sendo um bom termômetro desse fenômeno, seus vestidos serem copiados por outras profissionais da área.

Na década de 1970, seu nome repercute em Santa Catarina ao lado de Galdino Lenzi, atingindo seu momento áureo.

D. Maria produzia trajes para as famílias mais abastadas, para as mulheres mais bonitas, criando para as misses tanto em âmbito regional, quanto para os concursos estaduais, nacionais e internacionais.

Aposentada, afirma que a moda para ela “foi uma coisa que deu muita satisfação. A costura era uma alegria tamanha”.